sexta-feira, 3 de junho de 2011

CRIATIVIDADE: TENHO OU NÃO?

Há muitos anos gostava de ouvir uma música da MPB, não me lembro o nome dela, mas era cantada por Guilherme Arantes. Isso já era final da década de 80. Marcaram muito, algumas das frases que diziam:
Interior da gente existe um campo, que vale a canseira da viagem... Interior da gente existe uma casa, a porta da frente vive aberta!”
Relembrei quase toda a letra lendo a matéria do Ernandes Silva, de Americana. Com a permissão dele, compartilho o texto que se segue. Sou capaz de apostar que todos nós já enfrentamos momentos assim!


Ernandes na pintura em campo.

CRIATIVIDADE: TENHO OU NÃO?
(Ernandes – Americana/SP)

Já sentiu a sensação de que a criatividade fugiu de você? Acha que ela é só para pessoas como Pablo Picasso? É natural ter dúvidas, mesmo depois de você ter uma base em desenho e pintura.
Assim como quando se faz uma mudança, que exige um salto de fé, é preciso confiar no processo criativo. Mais do que trabalhar para acabar uma obra ou atingir uma meta, é preciso estar disposto a aceitar que o processo é uma viagem, e que a viagem é o destino.
Muitas vezes o maior obstáculo para se tornar mais criativo é o medo de assumir um risco. É natural gostar de ter certeza. Esse processo exige o seu passo para o desconhecido. Felizmente, haverá sinais e ajuda ao longo do caminho, e eles vêm na maior parte de dentro de você.
Uma vez que estas respostas estão dentro de você, o primeiro passo nesse caminho é descobrir mais sobre si mesmo.

Quais são os seus pontos fortes e fracos? O que você gosta e não gosta? Quais são os seus interesses? O que você desenha e pinta? As respostas a estas perguntas vão ajudar a entender quem você é como artista e lhe dar uma idéia geral da direção que deve tomar.

*****

ERNANDES SILVA - Paisagem em Dionísio, MG - Óleo sobre tela



Não vejo nenhuma virtude mais louvável em um ser humano que dedicação e disciplina. Ambas geram não só o profissional competente e eficiente, mas também o ser humano que socializa e que interage com o meio em que vive. Tenho acompanhado a trajetória de um jovem artista que mostra que esses dois atributos não fazem mal a ninguém, muito pelo contrário, fazem muita falta.

ERNANDES SILVA - Um cantinho na Serra do Luar, Dionísio - Óleo sobre tela - 30 x 40


Ernandes Silva nasceu na cidade de Palmares, em Pernambuco, no ano de 1978 e aos 18 anos começou os estudos de pintura em Maceió, com o artista alagoano Edinilson Salles. O caminho para o aprimoramento, natural para aqueles que tem dedicação e disciplina, como citei anteriormente, trouxe o jovem para a Região Sudeste em 2004. Em São Paulo teve um bom suporte em aulas com Alexandre Reider, Luiz Pinto e Ronaldo Bonner, de onde assimilou o gosto para a pintura ao vivo, seja com paisagens em plein air, como na execução de naturezas mortas montadas em ateliê.

ERNANDES SILVA - Animais no pasto - Óleo sobre tela

Abaixo, mais três trabalhos do Ernandes Silva. Não é à toa que criatividade faz rima com simplicidade.

ERNANDES SIVA - Caneca de girassol
Óleo sobre tela

ERNANDES SILVA - Caminho ensolarado
Óleo sobre tela - 30 x 40

ERNANDES SILVA - Receita
Óleo sobre tela - 20 x 30

PARA SABER MAIS:

8 comentários:

  1. Excelente texto Rosário! Obrigado pela sua contribuição a Arte Brasileira, conheci diversos(grandes)artistas graças ao seu Blog!
    Abraço meu caro,
    Leonardo CLímaco

    ResponderExcluir
  2. Valeu Leonardo, pela presença de sempre. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fico imensamente grato pelo espaço em seu blog Rosário...
    Um forte abraço meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ernandes. Como é bom encontrar boas referências pela rede. Estarei sempre à disposição quando quiser compartilhar algo mais. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amigo artista, adorei seu blog. Irei sempre visitar e ler seus artigos muito esclarecedores. Visite minha página de arte. Sou uma artista iniciante e que busca sempre o seu caminho, o seu estilo. Um forte abraço!
    Fada Fadul
    http://arteemagiadefada.blogspot.com
    Deixe seu comentário

    ResponderExcluir
  6. Fada, obrigado pela visita. Estive em sua página, não tem nada de iniciante. Fico feliz que possa estar ajudando com algo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. texto muito bom... Minha vida inteira passou diante de mim!
    Abraços
    Deixei um recado em se email, quando puder me responda...
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Yure, deixei a resposta por lá também.
      Grande abraço!

      Excluir