domingo, 13 de novembro de 2011

SCOTT PRIOR

SCOTT PRIOR - Cadeira amarela
Óleo sobre tela - 121,9 x 137,2 - 1995

SCOTT PRIOR - Natureza morta ao nascer do sol
Óleo sobre painel - 61 x 89 - 2007

Para os nossos tempos, onde as imagens se tornam replicadas em diversas partes do mundo numa questão de segundos, tem-se tornado um desafio cada vez maior, encontrar trabalhos com leituras realistas, e que sejam acessíveis a todos como um trabalho sério e de relevada significância. E que agreguem também a visão única e intransponível de seus criadores, sem se deixarem cair em clichês e modismos. Se por um lado podemos encontrar excelentes artistas, cujas técnicas os tornam mestres na arte, por outro podemos também encontrar aqueles que incluem em seu trabalho um processo narrativo que dificilmente pode ser desvencilhado de suas obras. Ainda que muitos se prendam numa técnica excessivamente ostensiva ou que se valham mais de mirabolantes textos para se explicarem, o que nos sobra, felizmente, é a proposta daqueles que conseguem conciliar a sua experiência de execução à nossa própria experiência de observação. Nem os melhores truques técnicos e nem as narrativas mais bem arquitetadas conseguem prendem um observador se as propostas de seus criadores não forem convincentes e leais.

SCOTT PRIOR - Cozinha no verão
Óleo sobre painel - 81,28 x 106,7 - 2009

A arte da imagem não nasce apenas da habilidade técnica e da grandiloqüência de sofisticados discursos, mas tão somente da voz e da visão que seus criadores conseguem compartilhar em suas obras. “Compartilhar” talvez seja mesmo a chave para o sucesso de qualquer trabalho artístico. Quanto mais democrático, mais experiência dividida e comungada.

SCOTT PRIOR - Garrafas ao sol
Óleo sobre painel - 76,2 x 91,44 - 2006

SCOTT PRIOR - O quarto no inverno
Óleo sobre painel - 167,64 x 121,92 - 1980

Percebo nitidamente, na obra de Scott Prior, uma certa espiritualidade reverenciada em tudo, desde os objetos dispostos de uma forma mais corriqueira, a uma paisagem tão bem observada e enquadrada em seus mínimos detalhes. Nessas suas batalhas, entre representar o que nos parece mais cotidiano e sutil, o rigor da técnica ou qualquer narrativa tentada, não dizem mais que a obra. Ela fala por si só e nos toca na sua verdade mais pura. Estão lá os nossos espaços mais secretos, divididos sem a menor reserva.

SCOTT PRIOR - Milharal no outono
Óleo sobre painel - 61 x 55,9 - 2003

SCOTT PRIOR - Quintal
Óleo sobre tela - 66 x 66 - 2010

SCOTT PRIOR - Uma praia no lago
Óleo sobre tela - 23 x 21,6 - 2006

Scott Prior reside em Northampton, Massachusetts, desde 1971. Nascido na cidade de Exeter, New Hampshire, é um dos grandes representantes da arte figurativa realista dos Estados Unidos. Tem obras espalhadas por diversos museus e é representado por galerias de porte da Hoffman Nancy Gallery, em Nova Iorque e da Galeria Alpha, em Boston.

SCOTT PRIOR - Flores à luz do sol
Óleo sobre painel - 66 x 45,7 - 2007

SCOTT PRIOR - Rosas de outono
Óleo sobre tela - 48,26 x 45,72 - 2002

Assim como artistas do Renascimento, com os quais reverencia e compartilha de visões semelhantes, Prior usa de simbolismos para nos apresentar suas obras. Não são apenas os objetos e suas configurações que estão lá representados, o mais importantes em seu trabalho, são seus significados e a busca constante da verdade. Mesmo que seja reconhecido como um artista realista, de qualidades técnicas inquestionáveis e admiráveis, o que mais nos atrai em seu trabalho é a visão romântica que o move e que nos comunga tão bem. A lucidez de suas composições casada com a magia de sua habilidade técnica é que nos faz melhores humanos, quando emprestamos os olhos aos seus trabalhos.


PARA SABER MAIS:

8 comentários:

  1. ...belo e incomparavel Scott Prior!!
    Beth Ferraz.

    ResponderExcluir
  2. Beth, nem precisa de adjetivos além desses, para o Prior. Bom comentário e obrigado pela visita,
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. José Rosário, parabéns por mais esta reportagem, falando agora sobre Scott Prior este grande representante da arte figurativa realista dos Estados Unidos. Zé, o seu site é muito importante, pois você em suas reportagens fala sobre nossos excelentes pintores da atualidade, não se esquecendo, é claro, dos nossos grandes pintores do passado e nos dá ainda a oportunidade de conhecermos ótimos pintores extrangeiros. Estive em Mogi-Mirim, São Paulo com o seu amigo Clovis Péscio fazendo um workshop com o mesmo. Confesso-lhe que foi muito proveitoso estudar com o Clovis todos estes dias - aprendi muito com os seus ensinamentos. Tive a oportunidade de fazer vários estudos de paisagens inclusive uma a plein air. todos trabalhos ficaram maravilhosos. Zé, sugiro-me que faça uma reportagem sobre este grande pintor e professor Clovis Péscio. Um abraço José de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Que cores são essas??? Brincadeira...Como sempre,post magnífico!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá José de Jesus, boa dica a sua, sim. Farei contato com o Clóvis para uma futura matéria. Temos participado de algumas publicações juntos.
    Olá Gianni, pois é, a rede, como sempre, com suas muitas novidades.
    Grande abraço, amigos!

    ResponderExcluir
  6. Zé, todos seus enfoques são de grande aprendizado.
    O artista mostrado aqui, merece o elogio inquestionável do seu requintado trabalho. Este, porém, traz tons, luz e detalhe de uma forma peculiar.
    Grande abraço,
    José Geraldo.

    ResponderExcluir
  7. Zé, é muito bom aprender com seus comentários.
    O artista mostrado aqui merece sempre o elogio pela beleza inquestionável do seu trabalho. Este, porém, traz detalhes, tons e luz de uma maneira peculiar.
    Grande abraço.
    José Geraldo.

    ResponderExcluir
  8. Olá José Geraldo, descobri o trabalho do Prior há uns dez anos, em um livro americano sobre arte figurativa. Venho acompanhando sempre sua trajetória, cada vez mais consistente e impecável.
    Obrigado pela visita.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir