sábado, 24 de dezembro de 2011

JOSÉ RICARDO

JOSÉ RICARDO - Estrada
Óleo sobre tela - 60 x 80


Conheci o artista José Ricardo no ano de 1995, mais precisamente quando eu estava montando uma exposição na cidade de São Domingos do Prata. Era um local público e ele veio até meu encontro, pois se havia identificado com o estilo que eu pintava. Encontramo-nos mais algumas vezes nos próximos meses e fizemos uma primeira coletiva, em 1996, na cidade de João Monlevade, terra natal dele. Desde aquele período comungamos um estilo parecido, quase sempre realista e com uma temática voltada para cenas de nossas regiões. A paisagem mineira e a vida do homem no campo sempre foram as temáticas principais de nossos trabalhos.


JOSÉ RICARDO - Carreando
Óleo sobre tela - 70 x 100

JOSÉ RICARDO - Amanhecer no vale
Óleo sobre tela - 60 x 80

JOSÉ RICARDO - Estrada do interior
Óleo sobre tela - 70 x 110

José Ricardo de Souza nasceu a 9 de junho de 1960 em João Monlevade, Minas Gerais, e por lá ainda continua. É um sujeito pacato, de hábitos simples e fala mansa, sempre baixa. Curiosamente entrou para a pintura como um contraponto para uma atividade esportiva que praticava. Já desenhava, mas a pintura lhe começou um pouco mais tarde. E tomou gosto pelo que fazia. O que era contraponto virou a atividade principal, e os caminhos ainda seguem no polimento da técnica, na procura incessante pelo melhor efeito e acima de tudo, na busca constante por uma realização pessoal e profissional.


JOSÉ RICARDO - Bebendo no riacho
Óleo sobre tela - 60 x 80

JOSÉ RICARDO - Amanhecer
Óleo sobre tela - 70 x 90

JOSÉ RICARDO - Carro de boi
Óleo sobre tela - 70 x 50

Estão presentes em sua obras, quase sempre, o Rio Piracicaba com suas margens tranqüilas e as montanhas do entorno da cidade onde mora. Seguidor fervoroso da Escola de Edgar Walter; que considera a maior referência para ele; também espelha os seus trabalhos em Wilson Vicente, além de Cláudio Vinícius e Túlio Dias, artistas que há muito admira e que conheceu pessoalmente, recentemente. Ciente de que Minas é uma escola paisagística de respeito, está sempre à procura de uma evolução, que como para qualquer artista, parece sempre desafiadora.


JOSÉ RICARDO - Paisagem do Piracicaba
Óleo sobre tela - 70 x 110 - Acervo de José Rosário

JOSÉ RICARDO - Pescando
Óleo sobre tela - 60 x 80

JOSÉ RICARDO - Estrada
Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2011

Já participamos de muitas exposições coletivas e o nosso maior trabalho em conjunto, foi a restauração da via sacra da Igreja São José Operário, em João Monlevade, obra realizada no ano de 2007. José Ricardo também está presente em várias publicações de revistas e catálogos, a ressaltar os volumes do Art Gallery in Brazil e Domani.


JOSÉ RICARDO - Beira de rio
Óleo sobre tela - 60 x 80

Quer pela tranqüilidade natural que emana de seus trabalhos e pela preocupação em retratar a região onde mora, o trabalho de José Ricardo tem um apelo, acima de tudo, ecológico. O desejo que se preservem e multipliquem ambientes tão necessários, e cada vez mais raros. Por isso, um trabalho de fácil entendimento e aceitação. Suas obras tem uma cor característica, peculiar a cada artista, que lhe torna automaticamente uma marca registrada.


JOSÉ RICARDO - Fazenda em Minas
Óleo sobre tela - 60 x 90

JOSÉ RICARDO - Paisagem com cavalo
Óleo sobre tela - 70 x 90

JOSÉ RICARDO - Pastando
Óleo sobre tela - 60 x 80 - 2011

Carrega o desejo de uma comunidade artística mais unida, que divida mais conhecimentos e some esforços na formação de novas gerações. Também leciona na cidade onde mora, onde divide aprendizados conquistados e técnicas adquiridas.

Mais do que o artista mais próximo que conheço, é uma amizade que preservo, daquelas bem raras de se achar. Vida longa ao José, e que divida sempre conosco um pouco do mundo onde vive.


José Ricardo no ateliê em João Monlevade


CONTATOS:
josericardo.desouza@yahoo.com.br
(31) 3852-4328

2 comentários:

  1. Bom dia, "Josés"!

    Rosário, me permita fazer uma pergunta ao José Ricardo:
    J. Ricardo, acho que você e eu estudamos juntos no atelier do Robson Neves em BH nos idos 2001/2002. Você sempre levava fotos/referência muito bacanas da sua região, lembra?
    Me corrija se eu estiver fazendo alguma confusão.

    Um abraço a todos e feliz 2012. Com muita arte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcio, o José fez aulas com o Robson Neves sim. Pelo que me parece, já faz um bom tempo.
    Obrigado pelas visitas e grande abraço!

    ResponderExcluir