domingo, 29 de janeiro de 2012

RAPHAELLA SPENCE

RAPHAELLA SPENCE - Mistério
Óleo sobre tela - 101,6 x 151,13 - 2007

RAPHAELLA SPENCE - Manhattan
Óleo sobre tela - 100,3 x 162,5 - 2012

Que as máquinas fotográficas alcançaram um nível de excelência extraordinário, não dá pra negar. Agora, que artistas hiper-realistas acompanhem essa evolução, aí são outras histórias. E não é que tem acompanhado mesmo!... Há um grande número de ótimos artistas, praticando um foto-realismo impressionante. E dentre muitos, tenho uma admiração especial pelos trabalhos de Raphaella Spence.

RAPHAELLA SPENCE - A janela de Chagall, Zurique
Óleo sobre tela - 71,12 x 187,96 - 2007-8

RAPHAELLA SPENCE - O Canal de San Marco
Óleo sobre tela - 54,6 x 120 - 2010

O Hiper-realismo é uma vertente da pintura e escultura que tem como intenção principal mostrar um detalhamento minucioso da obra, algo difícil de ser alcançado até por equipamentos fotográficos, e que realce a própria realidade. São às vezes tão bem executados tecnicamente, que fica a sensação de não poderem ter sido executados à mão. Não é raro ouvir a expressão de observadores quando estão diante dessas obras: “É real demais pra ser verdade”. Mas são, e estão conquistando cada vez mais, um número de artistas adeptos à execução e admiradores por todo o mundo. Teve início em 1968 e avançou por toda a década de 70, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos.

RAPHAELLA SPENCE - Família
Óleo sobre tela - 60,96 x 78,74 - 2005

RAPHAELLA SPENCE - Sonhos roubados
Óleo sobre tela - 48,26 x 129,54 - 2002

Raphaella Spence é uma jovem artista, nascida em Londres, em 1978. Viveu os primeiros anos de vida entre a Inglaterra e França, e aos doze anos, mudou-se definitivamente para a Itália. Aprimorou seus estudos na Escola de St George, em Roma, quando se tornou assistente do pintor hiper-realista italiano Bruno Bernardi. Suas produções iniciais baseavam-se quase sempre em naturezas mortas. De carreira profissional iniciada na fotografia, dedica-se, atualmente, exclusivamente à pintura.

RAPHAELLA SPENCE - O vôo de Eliott
Óleo sobre tela - 57 x 85 - 2006

RAPHAELLA SPENCE - Grand Canal
Óleo sobre tela - 104,1 x 152,4 - 2007

Realizou sua primeira exposição individual em 2000, e de lá pra cá, um suceder de novas outras foram levadas à Inglaterra, Áustria e Estados Unidos, além de muitas outras realizadas na Itália. Asciano, na região da Úmbria é o local que reside atualmente. De onde tira, aliás, inspiração para muitas de suas paisagens.

RAPHAELLA SPENCE - Momentos
Óleo sobre tela - 64,77 x 43,18 - 2005

RAPHAELLA SPENCE - O poeta
Óleo sobre tela

O método de execução de seu trabalho é bem característico de quase todo trabalho hiper-realista: primeiro escolhe o tema e faz uma série de fotografias do mesmo. Depois prepara uma tela ou outro suporte, que deve ser rigorosamente liso, tanto ao tato quanto aos olhos. Só então transfere seu desenho, que pode demorar cerca de uma semana, apenas nessa fase. Logo depois, uma série de camadas de tintas vão compondo a obra. Tudo feito em estúdio em incansáveis seções. Um detalhe muito importante da estrutura de seu ateliê está ligado à forte iluminação artificial do mesmo, para que não haja nenhuma distorção da imagem que está sendo concebida.

RAPHAELLA SPENCE - Bridges of Babylon
Óleo sobre tela - 2008-9

RAPHAELLA SPENCE - Depois da chuva
Óleo sobre tela

Há quem torça o nariz para determinados métodos de execução, como fazem os hiper-realistas. Prefiro apenas admirar, afinal as técnicas e os métodos de execução mudam de acordo com as épocas. É impossível não se emocionar diante de tais trabalhos.

PARA SABER MAIS:

17 comentários:

  1. Recentemente tive a felicidade de conhecer os trabalhos dessa maravilhosa artista, sempre gostei muito dos temas venezianos, valeu mais uma vez meu amigo, tenha certeza, você tem contribuído muito para o meu desenvolvimento como artista... felicidades!

    ResponderExcluir
  2. Raimundo, Veneza tem mesmo seus encantos. E quando cai nas mãos de uma artista do nível da Raphaella...
    Grande abraço, amigo. Obrigado por passar aqui!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Rosário!! Que matéria fascinante!!! Alem de ser uma pintora de quadros irretocaveis é linda demaiss!! kkkkkkkk cara! adorei mesmo! tenho uma queda muito grande pelo hiper realismo! Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Thiago, mais uma unanimidade referente à Raphaella.
    Vida longa pra essa artista competente e bela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Faço suas minhas palavras!

      Excluir
    2. José Rosario, taí um blog para voltar sempre.
      Tuas matérias e o respeito com que comentas os trabalhos dos colegas, além da qualidade de teus trabalhos pessoais, são admiráveis ! MUITO OBRIGADO, E VIDA LONGA Á TI E Á TUA ARTE !!!

      SELISTRE

      Excluir
  5. Selistre, agradeço desde já sua visita por aqui. Eu que me sinto honrado em estar conhecendo tanta gente que produz ótimos trabalhos, e fica por aí escondida.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO, por tua visita ao meu trabalho e por comentares meu texto ! Vi tua excelente matéria sobre o mestre SOROLLA, gostaria de registrar aqui que o considero mesmo o maior intérprete da luz solar e,quase ombro a ombro com ele estão PEDER SEVERIN KROYER e o grande intérprete contemporâneo DANIEL F. GERHARTZ, que transforma qualquer tema em pura poesia preservando a pincelada e seu movimento, evitando, assim, o acabamento fotográfico ou acadêmico, mas inundando tudo com luz única.

      Excluir
    2. Estão aí duas ótimas sugestões para matérias futuras.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Olá José,é um trabalho de se admirar.Artisticamente falando,sinto falta do que realmente procuro na arte: expressão,sentimento,espontaneidade.Seu trabalho é mais digno de crítica pela execução do que pela arte em si,mas quando observo um quadro gosto de ver tinta,empasto,pinceladas...Abraço,Lucas.

    ResponderExcluir
  7. Como disse anteriormente, Lucas, o hiper-realismo tem muitos pontos que podem ser prós e contras. Tecnicamente falando são imexíveis, mas como você mesmo frisou, não possuem os ingredientes que parecem identificá-los como pinturas.
    Mas continuam dignos de muita admiração e respeito.
    Grande abraço e obrigado pela participação com o comentário.

    ResponderExcluir
  8. Oi!! Realmente são lindos os trabalhos de Raphaela. Sempre amei a imagem, através delas podemos fazer interpretações riquíssimas. Através de um comentário que deixaste num blog amigo cheguei até aui :) Parabéns pelo blog! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a você pela visita.
    A gente se encontra por aqui e lá em seu blog.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. É.. tô aprendendo muito contigo, me envolvendo mais com a arte em sim! Isso é muito legal!
    Você ainda verá em muitos comentários meus 'eu não conhecia essa arte' Rs..

    ResponderExcluir
  11. ei ai josé gostei de sua matéria, a artista é muito competente, em sua técnica o hiper realismo tem os seu admiradores, porem ainda prefiro ver as pinceladas, a magia do artista em suas interpretaçoes daquilo que ele ve, o que me encanta nisso tudo é de ver vc meu caro amigo como consegue consiliar tanta cultura ao mesmo tempo, é um excelente artista, um ótimo colunista, é culto, e um grande pesquisador de coisas boas, e raras que nos encanta com ótimas matérias, um salve a vc, te adimiro muito, DEUS te abençoe sempre , abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Willian, identidade com um estilo é mesmo algo muito pessoal, como você falou. Admiro todos esses artistas e suas técnicas impressionantes. Postar algo aqui é uma pequena maneira de contribuir para divulgar isso.
      Grande abraço!

      Excluir