quinta-feira, 8 de março de 2012

EXPOSIÇÃO: "ESSAS MULHERES..."


A Fundação Aperam/Acesita (Timóteo/MG) inaugurou hoje, a Exposição: "Essas Mulheres...", pela comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Como aconteceu em todas as 16 edições do evento até aqui, diversas mulheres residentes na Região do Vale do Aço; em Minas Gerais; mostraram seus trabalhos. A mostra desse ano contou com a participação de 50 mulheres, que tinham, pela primeira vez, a proposta temática de retratar a própria mulher.





Técnicas e estilos diferentes sempre foram marcantes, em todas as edições do evento. Com o desafio do tema, a mostra permitiu ainda fazer uma análise da mulher artista sobre si mesma e sobre o mundo que a rodeia. Pinturas, esculturas, instalações, poesia, e ainda a apresentação de números musicais, marcaram essa edição do "Essas Mulheres..." Não há premiação para os trabalhos apresentados, a mostra tem um caráter apenas expositivo. Mas esse ano houve uma novidade, a contemplação das mulheres que já participaram do evento por mais de 10 edições.

Detalhe da obra Desejos aprisionados, da
artista Marina Poggiali.

Tereza Guedes com sua obra Ciranda.

O artista plástico Marcelino Ribeiro fez uma homenagem, pintando uma tela durante a exposição. O trabalho, concluído antes mesmo do término do evento, foi sorteado entre as 50 mulheres expositoras. A ganhadora foi a artista Tereza Guedes.



Também foram homenageadas as mulheres artesãs da região do Vale do Jequitinhonha, uma vez que são incentivadas pela Aperam, que também atua naquela região, através da Aperam Bioenergética.



A exposição vem confirmar a importância desse evento, numa região tão carente de espaços para divulgação de trabalhos artísticos.
A mostra continuará montada até o dia 4 de abril, no museu da Fundação Aperam/Acesita.

6 comentários:

  1. ótima materia sobre á exposiçao ESSAS MULHERES, meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaque, bom encontrar com vocês lá na Fundação.
      Depois iremos combinar aquela coletiva. Colocar no papel bem organizadinho.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns meu amigo... belas matérias! um viva a todas as guerreiras deste país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerreiras mesmo, Vidal!
      Um viva bem merecido.
      Grande abraço e obrigado por passar aqui.

      Excluir
  3. Parabéns pela postagem. Eu fui uma das artistas que expôs este ano. Vou compartilhar seu post em meu facebook e meu site. Saudações!

    ResponderExcluir
  4. Olá Izabel, obrigado por aparecer aqui. Mais uma vez, parabéns pela mostra. Está muto boa!

    ResponderExcluir