sexta-feira, 18 de maio de 2012

DOSE DUPLA

Duas grandes exposições, para atestar aquilo que todo mundo já tomou conhecimento: que a Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, se tornou um dos maiores roteiros de exposições de artes dos últimos tempos. Já prestigiei várias por lá, e também estarei incluindo mais essas duas na agenda. Iniciarão no mês de maio, mostras de Caravaggio e De Chirico.

CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES


Começa no dia 22 de maio, a primeira das duas grandes mostras agendadas para os próximos dias. São 20 obras que atestam a genialidade e influência de Caravaggio, sendo 6 originais do artista e mais 14 originais de seus seguidores, como Gentileschi, Mattia Preti, Jusepe de Ribera e Giovane Baglione.
É a maior reunião de obras de Caravaggio, na América do Sul, realizada em um mesmo espaço. Só possível, graças a uma parceria da Casa Fiat de Cultura com o Museu de Arte de São Paulo. O patrocínio da exposição é da Fiat Automóveis e do Banco Bradesco, com o apoio das embaixadas brasileiras e italianas nos dois países, do Jornal Estado de Minas e da TV Globo Minas.
A exposição pode ser vista das terças às sextas, das 10 às 21 horas. Também aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 21 horas. Maiores informações: (31) 3289-8900.

CARAVAGGIO - São Jerônimo escrita - Óleo sobre tela - 112 x 157 - 1605
Galeria Borghese, Roma


DE CHIRICO - O sentimento da Arquitetura

Mais uma grande mostra de outro artista italiano, um dos maiores nomes do Surrealismo e da arte metafísica. Serão 120 obras entre esculturas, pinturas e litogravuras provenientes da Fondazione Giorgio e Isa De Chirico, formando a maior exposição do artista, já realizada no Brasil.
Realizada em conjunto com o Museu de Arte de São Paulo, Fundação Iberê Camargo e Ministério da Cultura. Mais um patrocínio da Fiat Automóveis e Banco Itaú BBA, com o apoio da Embaixada Italiana, da Fondazione Giorgio e Isa De Chirico, TV Globo Minas, Jornal Estado de Minas. Esse evento faz parte da programação Momento Itália Brasil.
Acontecerá entre os dias 29 de maio a 29 de julho, nos mesmos horários citados acima.

GIORGIO DE CHIRICO - Praça italiana com estátua equestre - Óleo sobre tela

PARA SABER MAIS:

6 comentários:

  1. Que encontro... dois grandes mestres, a força da luz de Caravaggio e o sentimento mágico de De Chirico... valeu meu amigo, felicidades!

    ResponderExcluir
  2. Muito genial,A Arte é o sentimento do mundo,luz e trevas,como já disse:"todo dia aparece um trem",e agora eu encontrei outro movimento que estamos "O SUSTO-REALISMO",esse é paralelo com o Salvador dali, mas enfim essas obras traz uma edificação e reflexâo para a humanidade ,e sua divulgação tem que chegar em marte,bom trabalho josé rosário,a humanidade agradece,tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, ainda não pude acompanhar de perto o novo movimento. Otempo anda meio escorregadio. Grande abraço e obrigado por passar aqui!

      Excluir
  3. Olá José!Quando vi a publicação na veja meu coração disparo igual menino querendo um brinquedo que sonha muito mais não sabe se vai ganha agora,mais continuo feliz sabendo que nosso Brasil a cada dia acelera na arte pintura de tela principalmente com estes grandes genios do passado,agora temos que da parabéns para minas que conseguio esta proeza para quem curtir este espetaculo,isto é para poucos,PARABENS. GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaque, estou combinando com o Zé Ricardo de irmos lá depois do dia 30, pois assim pegamos as duas exposições.
      Grande abraço!

      Excluir