GUSTAVE LOISEAU - Árvores num campo em Ble - Óleo sobre tela - 1917
GUSTAVE LOISEAU - Aldeia junto ao rio
Óleo sobre tela - 1900
Outro dia, lendo um
periódico parisiense do início do século XX, pude constatar o quanto a
dificuldade de impor um trabalho é algo de longa data. A matéria, que
enfatizava a comparação entre trabalhos de artistas daquele período, fazia um
paralelo entre alguns artistas “contemporâneos”, em especial aos ligados aos
movimentos impressionistas, ainda que esse estilo não tivesse a devida importância,
como viria a ter à partir dos anos 1930. Monet já era o pilar de referência do
movimento e qualquer outro trabalho que seguisse tendência parecida à sua,
sofreria inevitáveis comparações. Foi o que aconteceu, em quase toda a carreira
do artista Gustave Loiseau.
GUSTAVE LOISEAU - A Praça da Bastilha
Óleo sobre tela - 1924
GUSTAVE LOISEAU - Igreja de Saint Medard, em Paris
Óleo sobre tela - 1903
Imagino que não deve ter
sido fácil para Loiseau, viver à sombra de todas as comparações com Monet, uma
vez que seus trabalhos são realmente bem parecidos à primeira olhada. Enquanto
em Monet há uma preocupação quase excessiva de enfatizar a luz e suas nuances e efeitos, em Loiseau há uma preocupação mais subjetiva, de um certo ponto
emocional, e trazendo fortes indícios sentimentais em suas composições. E como
viajavam quase sempre para os mesmos lugares e frequentavam quase sempre os
mesmos ambientes, ficou a impressão de que Loiseau percorria os passos de Monet,
meio que o perseguindo. Mas o seu trabalho tem uma riqueza que não se pode
desprezar e as indevidas comparações com Monet e Sisley acabam ficando pelo
caminho.
GUSTAVE LOISEAU - Casa na Normandia - Óleo sobre tela - 1913
GUSTAVE LOISEAU - Outubro na Normandia
Óleo sobre tela - 1906
GUSTAVE LOISEAU - Pequena fazenda em Vaudreuil - Óleo sobre tela
Gustave
Loiseau nasceu a 3 de outubro de 1865, em Paris. Após o serviço militar de um ano, retornou
para casa e se propôs a acatar os conselhos de seu pai, que o queria como
decorador na empresa da família. Não foi
bem o que viria a acontecer. A morte de sua avó e alguns transtornos com a
saúde, viriam distanciá-lo dos negócios da família e o levaram a perseguir os seus
próprios interesses, de um dia se tornar um pintor. Chegou mesmo a mudar
para Montmartre, o bairro referência de artistas da época, e começou a
participar de encontros com vários deles.
GUSTAVE LOISEAU - Paisagem em Oise
Óleo sobre tela - 1906
GUSTAVE LOISEAU - Barcos no porto
Óleo sobre tela - 1911
Em 1890, visitou Pont-Aven. Ainda
não pode encontrar com Gauguin nesse período, mas as influências deste se
fizeram por outros discípulos seus. Só em 1894, quando Gauguin retornou do
Taiti, para uma temporada de cinco meses, é que Loiseau desfrutou dos
ensinamentos deste que era sua maior referência. Também foi nesse período que
começou a ser representado por Durand-Ruel, o maior negociante de artistas
impressionistas da época, e certamente o maior incentivador que o estilo teve
em sua gênese.
GUSTAVE LOISEAU - Cais de Pothius em Pantoise
Óleo sobre tela - 1906
GUSTAVE LOISEAU - Planície de Coteaux
Óleo sobre tela
GUSTAVE LOISEAU - A catedral de Axerre - Óleo sobre tela - 1907
Em 1895, Loiseau mudou-se para Moret-sur-Loing e começou a
pintar os rios e colinas de lá. Viagens
sempre foram atividades constantes na vida de Loiseau. Era em períodos assim
que saía para pintar paisagens em diversas partes da França. Frequentava
os lugares mais badalados do momento, como a Normandia, Fecamp, Etretat, Le
Havre e Marselha. Entre os anos
de 1905 e 1910, pintou uma série de paisagens do bairro de Rouen. Ele retornou a Paris em seus últimos anos,
vivia em um apartamento no Quai d'Anjou e pintava cenas cotidianas da cidade
com uma intensidade incrível.
GUSTAVE LOISEAU - Praia em Petit Dalles, Normandia
Óleo sobre tela - 1908
GUSTAVE LOISEAU - Tempo nublado em Neslrs-la-Vallee
Óleo sobre tela - 61 x 74 - 1896
GUSTAVE LOISEAU - Rio no outono
Óleo sobre tela - 1919
Uma
outra característica distinta nos trabalhos de Loiseau, principalmente se
comparados à Monet, é que gostava mais das luzes da manhã e do fim da tarde,
enquanto em Monet ofusca com vibrante força, a luz do meio-dia. Loiseau gostava
mais da luz suave que parecia abraçar todas as coisas e produzir efeitos mais
tênues e atraentes. Ainda bastante ofuscado por outros grandes nomes do
movimento impressionista de seu tempo, Loiseau vem sendo procurado cada vez
mais por colecionadores e instituições de arte.
GUSTAVE LOISEAU - Autorretrato com estatueta
Óleo sobre placa - 60,7 x 48,5 - 1916
Sempre fui apaixonado pelos trabalhos de GUSTAVE LOISEAU,a riqueza de suas pinceladas nos transmite o frescor do momento... valeu meu amigo...felicidades!
ResponderExcluirOlá Vidal, uma pena o trabalho do Loiseau ainda não ser tão difundido. Um grande artista!
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