domingo, 6 de maio de 2012

HEINRICH VON ZÜGEL

HEINRICH VON ZÜGEL - Fazendeiro com vacas no portão - Óleo sobre tela - 60 x 84

HEINRICH VON ZÜGEL - Alguns animais no pasto
Óleo sobre tela - 45 x 60,5 - 1941

Encontrar novidades do mundo da arte, aqui na rede, tem sido uma atividade bem comum ultimamente. Diversos artistas, de diversas partes do mundo, despejam diariamente inúmeras informações e imagens que tem formado uma idéia precisa e abrangente do atual cenário artístico mundial. Tão importante quanto nos mantermos informados a respeito das novidades que surgem por todos os lados, é também encontrarmos inúmeras referências e arquivos que dêem uma melhor noção do cenário artístico de outras épocas, bem anteriores à nossa. São esses dados, encontrados na paciência da procura e ordenados de maneira, às vezes bem pessoal, que nos permitem posicionar com mais clareza a trajetória do surgimento de estilos, tendências, bem como os artistas mais influentes de períodos bem diversos.


HEINRICH VON ZÜGEL - Cabras
Óleo sobre tela - 53,5 x 80,7 - 1900

HEINRICH VON ZÜGEL - Animais no pasto - Óleo sobre tela - 119,5 x 190 - 1906

HEINRICH VON ZÜGEL - Ovelhas
Óleo sobre tela

Cabe a cada um de nós, divulgar e socializar algumas injustiças que o tempo insiste em oferecer para certos trabalhos e artistas. Caso do alemão Heinrich Von Zügel, considerado um dos mais prestigiados pintores de animais do seu tempo e praticamente caído no esquecimento em tempos atuais. Não só pelo excelente volume de obras que produziu, mas principalmente por ter desenvolvido um trabalho que influenciou seguramente muitas escolas de sua geração, mesclando realismo, impressionismo e tendências quase expressionistas ao que executava.


HEINRICH VON ZÜGEL - Duas vacas - Óleo sobre tela - 48,5 x 70,5 - 1904

                               
À esquerda: HEINRICH VON ZÜGEL - Cabeça de veado - Óleo sobre tela
À direita: HEINRICH VON ZÜGEL - Levando o gado - Óleo sobre tela

Heinrich Von Zügel nasceu em Murrhardt, a 22 de outubro de 1850 e faleceu em Munique, a 30 de janeiro de 1941. Teve uma brilhante carreira, quase toda sedimentada em cima da temática de animais, geralmente domésticos, especialmente bovinos e ovinos, certamente pela influência de sua ascendência rural, pois era filho de pastores.


HEINRICH VON ZÜGEL - Animais no cocho - Óleo sobre tela - 33,9 x 72,6 - 1941

HEINRICH VON ZÜGEL - Arando
Óleo sobre tela

HEINRICH VON ZÜGEL - Levando os animais
Óleo sobre tela - 47 x 65 - 1941

Formou-se pela Escola de Stuttgart em 1869 e mais tarde passou uma temporada em Viena, porém retornando a Munique, logo em breve. Estudos ao ar livre, realizados em fazendas de terras altas em Dachau, foram fundamentais na década de 1880. Já em 1883, foi condecorado com medalha de ouro na Exposição Mundial em Viena. Tal fato lhe abriu caminho para que importantes museus da Europa adquirissem obras suas para seus acervos, ainda nessa década.


HEINRICH VON ZÜGEL - Ovelhas - Óleo sobre tela - 70 x 92

HEINRICH VON ZÜGEL - Encontro no campo
Óleo sobre tela - 60,5 x 80

HEINRICH VON ZÜGEL - Na estrada para Wolkenhof
Óleo sobre tela - 46,5 x 60 - Cerca de 1941

Em 1890, a descoberta do Impressionismo, nas costas holandesa e belga, deu um novo alento e dinamismo para as obras do artista. A reprodução dos animais não era apenas uma transposição daquilo que era visto para as telas, mas uma preocupante captação de efeitos atmosféricos, principalmente da luz. Igual preocupação passou a dar aos efeitos de reflexos na água e às composições, como uma sensação de conjunto.


HEINRICH VON ZÜGEL - Animais no curral
Óleo sobre tela - 80,5 x 110 - 1910

HEINRICH VON ZÜGEL - Ovelhas - Óleo sobre tela - 1897

HEINRICH VON ZÜGEL - Um dia frio
Óleo sobre tela - 58 x 95 - 1905

Tornou-se professor na Academia de Belas Artes de Munique no ano de 1895 e aí lecionou até o ano de 1922, quando se aposentou. Teve alunos influentes como Otto Dill, Emanuel Hegenbarth, Julius Paul Junghanns, Christian Schad e Philip Erlanger. Mesmo em sua velhice, produziu obras impressionistas de uma fantástica leveza e intenso frescor. Trabalhou mais de quarenta anos em cima de sua temática, que dominava como ninguém. Juntamente com Lovis Corinth, Max Liebermann e Slevegot, Heinrich é considerado um dos grandes nomes do impressionismo alemão.


                             
À esquerda: HEINRICH VON ZÜGEL - Camponesa com gado - Óleo sobre tela - Cerca de 1920
À direita: HEINRICH VON ZÜGEL - Deixando o estábulo - Óleo sobre tela - 53 x 40 - 1917

Abaixo: HEINRICH VON ZÜGEL - Veado abatido em caça - Óleo sobre tela - Cerca de 1911


Heinrich Von Zügel tem um significado especial para a cidade de Worth, pois é para lá que seus discípulos eram levados a passar férias e onde produziram muitas obras ao ar livre. Mesmo que não fossem precursores de um movimento que se tornou um dos mais importantes da História da Arte, muitos artistas europeus continuaram a desenvolver e praticar o Impressionismo por um longo período, seja imortalizando cenas rurais ou urbanas, comprometidos unicamente com a proposta mais importante do estilo, captar efeitos.


HEINRICH VON ZÜGEL - O arado
Óleo sobre tela

HEINRICH VON ZÜGEL - Animais à sombra - Óleo sobre tela - 1919

HEINRICH VON ZÜGEL - Pequeno pastor com três vacas
Óleo sobre tela - 36 x 51

Zügel é um daqueles exemplos onde a determinação e a convicção de um estilo e tema definidos, fazem de um artista um colaborador indispensável para a memória cultural da humanidade. Preservar essa memória não é apenas acumular dados, mas disponibiliza-la em benefício de um mundo melhor.


HEINRICH VON ZÜGEL - Autorretrato
Óleo sobre tela - 1927

5 comentários:

  1. Que grande artista... há mais ou menos um ano conheci os trabalhos de HEINRICH VON ZÜGEL, me encantei com as suas pinceladas, valeu meu amigo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma série de pintores alemães, praticamente desconhecidos. Estarei postando sobre mais algum em breve.
      Grande abraço, Vidal!

      Excluir
  2. Olá José; A arte nos emociona numa profundidade incrível quando encontramos face a face. Obrigado pelas essas emoçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tenho a data marcada, Isaque.
      Grande abraço e até a próxima!

      Excluir