sábado, 28 de maio de 2011

CLÁUDIO VINÍCIUS (José Rosário)

CLÁUDIO VINÍCIUS - Beira de estrada
Óleo sobre tela - 70 x 100

CLÁUDIO VINÍCIUS - Beira de rio - Óleo sobre tela - 30 x 40

Um incidente foi o ponto alto do encontro com Cláudio Vinícius. Encontro que só foi possível graças à simpatia e cortesia do Túlio Dias, que não só já era uma das minhas honradas referências, como se mostrou uma figura ímpar, daquelas que “raridade” é o adjetivo mais adequado para descrever.
Respeitado por todos os grandes paisagistas da atual geração e escondido por todos os marchands, conscientes do toque de Midas que sai de seus pincéis, Cláudio Vinícius já habitava meu imaginário há cerca de 20 anos, como aquela figura rara, arquetípica dos grandes mestres e inacessível ao mundo dos reles mortais. O incidente veio oportunamente para jogar por terra todas essas falsas impressões. Antes de qualquer rótulo, Cláudio é humano e soube na melhor definição de Fernando Sabino, “fazer da queda um passo de dança”.

CLÁUDIO VINÍCIUS - Estrada
Óleo sobre tela

CLÁUDIO VINÍCIUS - Paisagem com ponte
Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2011

Sei que vou carregar eternamente a culpa de ter deletado as imagens (todas) da câmera digital do Cláudio, e que o Túlio vai fazer o maior esforço para que essa lembrança não morra, mas o episódio serviu favoravelmente para quebrar o gelo do mundo surreal que o José Ricardo e eu criamos, entre o Cláudio Vinícius e aquela tarde, que escorreu bem mais rápido do que a gente queria. Não se percebe o tempo, quando as pessoas que estão perto provam que o mesmo é realmente aquilo tudo que o Einstein disse a respeito dele: “relativo”.

CLÁUDIO VINÍCIUS - Riacho
Óleo sobre tela - 70 x 100

CLÁUDIO VINÍCIUS - Paisagem em Dionísio, MG
Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2011

Já recuperado do incidente, mas com a tortura ainda constante em minha mente, não poderia deixar de falar pelo menos um pouco do Cláudio, da simplicidade do ser humano que se esconde atrás do seu sorriso fácil e sincero, e que permitam a ainda modesta expressão, uma das figuras protagonistas das páginas mais importantes da pintura paisagística brasileira.

CLÁUDIO VINÍCIUS - Curva de rio
Óleo sobre tela - 70 x 100

CLÁUDIO VINÍCIUS - Rio Manhuaçu
Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2011

Ausente do cenário brasileiro pela estadia que fez nos Estados Unidos por alguns anos, Cláudio Vinícius fez disso uma espécie de recolhimento. O anonimato tem mesmo esse dom, permitir um isolamento a que todo artista deveria se propor um dia. Também há nisso um pouco de risco, evidentemente. Cláudio Vinícius é figura mais que conhecida e respeitada no meio artístico, mas um tanto quanto ainda quase desconhecido pelo grande público. E certas injustiças, se não são reparadas a tempo, correm o risco de nunca serem feitas. E aqui estou eu, tentando pela minha humilde colaboração, registrar algo dessa história, que será arquitetada um dia por algum biógrafo, mais competente que eu para essas necessárias intenções.

CLÁUDIO VINÍCIUS - Ouro Preto
Óleo sobre tela

CLÁUDIO VINÍCIUS - Ouro Preto
Óleo sobre tela - 100 x 160

Mineiro de Belo Horizonte, nascido em 1955, Cláudio Vinícius Rodrigues iniciou nas artes aos 13 anos. Na nossa conversa descontraída daquela tarde, lembrou dos dias difíceis, em que saía com material debaixo dos braços, e atravessava a cidade até Pedro Leopoldo, para as aulas que o iniciaram no mundo das técnicas e das percepções. Alberto Braga foi o tutor que desvendou esses caminhos. Mais tarde, conviveu em paralelo com a profissão da engenharia eletrônica, até que o caminho decidisse unicamente pelo trilho das Artes.

CLÁUDIO VINÍCIUS - Estrada
Óleo sobre tela - 70 x 100

CLÁUDIO VINÍCIUS - Chegando a Dionísio - Óleo sobre tela - 91 x 121

Há muito tempo já nos oferece uma pintura amadurecida, detalhada na paciência de muitas horas e dominada em todas as suas possíveis dificuldades. Há que se ressaltar a força de suas cores e o equilibro de suas composições, preferencialmente as paisagens com seus rios de águas calmas e estradas com misteriosas curvas. Diria que o Cláudio é o Peder Monsted dos trópicos.


CLÁUDIO VINÍCIUS - Curva de estrada - Óleo sobre tela - 70 x 100

CLÁUDIO VINÍCIUS - Paisagem
Óleo sobre tela

Uma curiosidade de sua carreira foi a doação de uma de suas telas para Ronald Reagan, então presidente dos Estados Unidos, quando esteve no Brasil em dezembro de 1982. A tela, uma cena da Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, foi entregue com honrarias por Sandoval de Morais, na época diretor-presidente da Progresso Engenharia de Sistemas ltda.

CLÁUDIO VINÍCIUS - Vida tranquila
Óleo sobre tela - 70 x 100

CLÁUDIO VINÍCIUS - Natureza em festa - Óleo sobre tela - 50 x 70

Uma de suas primeiras projeções no cenário internacional foi a participação da Artexpo New York, a maior feira de artes plásticas e arte popular do mundo. Além da obra na Casa Branca, ainda está nos acervos da Ward Nasse Gallery, no charmoso bairro do Soho, em Nova Iorque, no museu Magnólia Plantation and Gardens, em Charlestone, Carolina do Sul e também no Museu de Londres. Ficou sem fronteiras, a galeria para o Cláudio Vinícius.

CLÁUDIO VINÍCIUS - Rio calmo
Óleo sobre tela

CLÁUDIO VINÍCIUS - Beira de rio - Óleo sobre tela - 70 x 100

Ficarei com a eterna lembrança daquela tarde onde conheci uma lenda da pintura brasileira e das gargalhadas do Túlio, que não me fazem esquecer de outras lembranças.





PARA SABER MAIS:
(31) 3452-3727

9 comentários:

  1. gostaria de ser o primeiro aqui a bater palmas para este artista fantástico que pode tranquilamente ombrear um Edgar Walter na melhor tradição do paisagismo brasileiro. para mim, tão incrivelmente bom, quanto (infelizmente) desconhecido, fazendo eco às palavras do garimpeiro (rsrs) josé rosário.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, tinha certeza, mais uma vez, que iria comungar de minha opinião. Bom te ver para mais uma visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá José Rosário

    Minha esposa está inciando nessa arte e eu gostaria de presentea-la com com suas video aulas(se você tiver)DVDs etc...

    Por gentileza entre em contato por esse e-mail LUCINOSANTANA@HOTMAIL.COM.

    Agradeço e Parabéns pela sua arte!

    ResponderExcluir
  4. Lucino, encaminhei uma resposta a seu e-mail. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi José Rosário, é um grande prazer ter artistas de alta qualidade como José Rosário Túlio Dias, Claudio Vinicius, José Ricardo,Luiz Pinto. enriquecendo a arte no nosso Grande Brasil!!!., interpretando lindas Paisagens mineiras, que o nosso Grande Deus Lhes der Vida longa!!!! sou um jovem Artista e desejo um dia saber interpretar paisagens que é um tema que eu gosto muito, moro em Salvador Ba.

    ResponderExcluir
  6. jj.f@hotmail.com Gosto de seus trabalhos, lindos!!!!

    ResponderExcluir
  7. J. Fernando, muito obrigado pelas palavras de elogio e encorajamento. Agradeço por todos os outros artistas citados por você.
    Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  8. Sem palavras...achei o que procurava tanto.

    Por favor, gostaria de obter informações sobre aulas, ou dvd de vídeo aulas, ou qualquer coisa me faça chegar mais perto da realidade como so voce consegue definir nestas magnificas obras.

    dilsonmarcel@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dilson, creio que o Cláudio não tenha esse material que você procura. Mas, poderá entrar em contato com ele, no telefone indicado ao final da matéria. Chegarão a algum acordo, com certeza.
      Um grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir