domingo, 19 de junho de 2011

HILTON COSTA

HILTON COSTA - Beira do Ribeirão Mumbaça, Dionísio
Óleo sobre tela - 33 x 41 - 2007
Coleção José Rosário

Numa parede próxima à entrada de meu quarto, está uma tela com uma cena de beira do Ribeirão Mumbaça, um riacho que corta minha cidade. Foi a primeira, da coleção que faço com cenas de Dionísio, pintadas por artistas amigos meus. Uma encomenda feita a Hilton Costa, após uma visita que fiz a ele, em 2007, em Sabará.

HILTON COSTA - Arredores de Sabará
Óleo sobre tela

HILTON COSTA - Lavadeira e crianças
Óleo sobre tela

Hilton José Costa nasceu em Sabará em 1931, e por lá ainda continua fiel às suas raízes. Apenas em 1974 começou a pintar, incentivado pelo amigo Alfredo Machado.
A apuração da técnica que utiliza foi adquirida por esforços próprios. Tem uma característica bem marcante e seus trabalhos nos remetem a impressionistas como Pisarro e Sisley, artistas daquele movimento, mas que caminharam um pouco à parte do “burburinho” revolucionário que se instaurou na Paris daquela época. Assim também se posiciona o trabalho de Hilton Costa, mineiro na essência de sua temática, mas com um trabalho que diverge um pouco, quanto à execução, de artistas contemporâneos seus.

HILTON COSTA - Maria fumaça
Óleo sobre tela

HILTON COSTA - Um canto de Minas
Óleo sobre tela

Dizer que Edgar Walter é uma referência é até uma redundância, isto porque, grande parte da pintura de paisagem mineira segue sua trilha. Também inspirado em seus caminhos, que são referência segura para qualquer artista, Hilton acabou desenvolvendo uma linha própria.

HILTON COSTA - Sabará
Óleo sobre tela

HILTON COSTA - Ouro Preto
Óleo sobre tela

HILTON COSTA - Igreja em Sabará
Óleo sobre tela

Mesmo que o convívio com um grupo de artistas entre 1989 e 1995, liderados por João Bosco Campos, tenha trazido a possibilidade de descobrir novas técnicas e a discussão de novos métodos, ainda assim, seu trabalho tem particularidades bem acentuadas se comparadas a diversos artistas mineiros de paisagens. É um ponto a favor para um artista que praticamente desenvolveu todo o seu trabalho, um pouco solitário. Possui um colorido vivo, traços fortes e composição equilibrada.

HILTON COSTA - Paisagem com lavadeiras
Óleo sobre tela

HILTON COSTA - Vista da Pedra de Itapuca, em Icarái, RJ
Óleo sobre tela

Com seu ateliê como referência em Sabará desde 1995, é também de lá, que vem grande parte dos temas de sua obra. Paisagens, casarios, ruas tortuosas, o sacramento das procissões e festejos religiosos, cenas do dia-a-dia... Tudo isso forma o vasto leque da temática sabarense que escolheu para pintar. Muito ocasionalmente pinta trechos e paisagens que não sejam de seu convívio.

HILTON COSTA - Vida mansa
Óleo sobre tela - 2002
Coleção Kelsey A. Ribeiro

HILTON COSTA - Rua em Sabará
Óleo sobre tela

Ele é membro fundador da Associação Sabarense de Artistas Plásticos – ASAP, que possui atualmente, cerca de 50 associados. O cenário artístico mundial está em vias de adaptação a diversos comportamentos. Há a comunicação que integra e divulga quase que sem intermediários, e também a possibilidade de discutir e socializar os seus trabalhos, com os trabalhos daqueles que possuem mesma identidade aos seus. Certas resistências ainda rondam os artistas mineiros mais tradicionais. Não que sejam defeitos, mas, grande parte desses artistas, e entre eles o Hilton Costa, prefere o silêncio das horas dialogadas com suas telas e suas inspirações. É nesses momentos, de reclusa escolha, que canalizam todos os seus poderes criativos para direcionarem seus trabalhos.

HILTON COSTA - Chafariz
Óleo sobre tela

HILTON COSTA - Lavadeiras
Óleo sobre tela

HILTON COSTA - Lavadeira
Óleo sobre tela

Vez ou outra, falamo-nos por telefone. E é pela sua fala mansa e segura, ouvida em longas conversas, que percebo o quanto é enriquecedora a opinião sobre a arte mineira de outros tempos. Não é apenas o narrar de linhas lidas em livros de outras épocas, mas a experiência comungada ali, esclarecida no surgir de uma simples curiosidade ou no explanar de grandes dúvidas.

HILTON COSTA - Chafariz em Sabará
Óleo sobre tela

HILTON COSTA - Rua em Sabará
Óleo sobre tela

Espero que a divulgação deste, e de tantos outros artistas, não só de Minas, como de todo Brasil, possa acalentar nos sonhos de tantos outros que surgirão, o mesmo que tem despertado em mim, uma admiração cada vez maior pela arte de nossa gente.

Da esquerda para a direita - Hilton Costa, José Ricardo e Sebastião Fonseca,
no ateliê de João Bosco Campos - 2007


CONTATOS:
hiltonjosecosta@yahoo.com.br
(31) 3671-1155

8 comentários:



  1. Não conhecia o trabalho desse artista. Sem sombra de dúvida é excelente. Realmente um impressionista de primeira linha. Parece ser uma produção única no paisagismo mineiro. Obrigado por apresentar na web a obra de mais um mestre da pintura mineiro relativamente desconhecido do grande público. Realmente você faz quase que um trabalho de garimpagem. A cada matéria nova surge mais uma preciosidade anteriormente escondida.


    Abraço, William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci o Sr. Hilton há cerca de 5 anos. Foi ele quem me apresentou pessoalmente ao João Bosco Campos. Ambos eram muito amigos. É um artista extraordinário, mas que a mídia comum quase desconhece. Tem mais de 80 anos e continua produzindo cada vez melhor. Falamo-nos sempre que possível e é um pessoa adorável.
      Vale a pena conferir alguns de seus trabalhos. Contate por telefone, pois ele é um pouco avesso à internet.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  2. Qual o valor de um quadro dele, na média, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wlaumir, bom dia.
      Puxa, não saberia te dizer. O Hilton Costa faleceu há cerca de dois anos. Não sei como está sua cotação atual, uma vez que não são encontrados trabalhos seus com muita facilidade.

      Excluir
  3. Obrigado!
    Recebi de herança de família um quadro dele lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era uma pessoa muito agradável. O Sr. Hilton foi um grande artista de Sabará.
      O primeiro quadro da matéria ainda guardo comigo.
      Um ótimo domingo aí!

      Excluir
  4. visitou o atelier de sr. Hilton Costa em 2007
    e compre este quadro...
    bom pintor
    Ramblin wayn / paises Baixos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ramblin.
      Infelizmente o Hilton Costa já não está mais entre nós. Faleceu alguns anos atrás. Um grande artista e uma excelente pessoa.

      Excluir