quarta-feira, 2 de maio de 2012

WELLINGTON VILELA


WELLINGTON VILELA - Paisagem - Óleo sobre tela - 50 x 70

WELLINGTON VILELA - Paisagem
Óleo sobre tela - 55 x 80

Impossível não fazer uma relação dos trabalhos de Wellington Vilela com grandes nomes da pintura mineira como Edgar Walter e Mauro Ferreira. Edgar pela temática e pela austeridade da composição, e Mauro pela semelhança técnica e desenvolvimento das pinceladas. Mas a referências ficam por aí, pois esse mineiro desenvolve um trabalho com apelo bem regional e com uma linguagem expressiva já bem diferenciada na atualidade. Tive o contato inicial com suas obras no ano passado, e esse ano, um ávido colecionador de seus trabalhos levou-me a pesquisar um pouco mais sobre esse artista.

WELLINGTON VILELA - Maria fumaça II
Óleo sobre tela - 75 x 110

WELLINGTON VILELA - Praça da Matriz, Carangola - Óleo sobre tela - 70 x 100

WELLINGTON VILELA - Paisagem com trem
Óleo sobre tela - 70 x 100

Wellington Vilela nasceu na cidade de Carangola, no ano de 1958. Com formação de publicitário, se considera um artista autodidata. Foi a sua ida para o Rio de Janeiro, no ano de 1977, que lhe ingressou no mundo das artes, vindo a trabalhar inicialmente como designer e ilustrador. Sua curiosidade de criança, que nunca lhe abandonou, levou a visitar os principais museus e galerias da cidade, vindo a se encantar inicialmente com os trabalhos de João Batista da Costa e Nicolau Facchinetti.

WELLINGTON VILELA - Paisagem com flamboyant
Óleo sobre tela - 50 x 70

WELLINGTON VILELA - Paisagem - Óleo sobre tela - 20 x 30

WELLINGTON VILELA - Vale Verde
Óleo sobre tela - 55 x 80

Começa então a desenvolver seu trabalho, inspirado nas fontes que tanto admira, mas com a temática sempre voltada para suas raízes: Minas com suas paisagens, seu povo, suas cidades, locomotivas e rios. Vilela também pinta retratos e já é uma figura conhecida nas galerias e leilões de várias regiões do Brasil.

WELLINGTON VILELA - Pancas, ES - Óleo sobre tela - 100 x 250

PARA SABER MAIS:

11 comentários:

  1. Mestre José, a cada dia me encanto mais, que artista maravilhoso! as suas pinceladas tem um vigor... como fico feliz, como estou feliz! muito obrigado meu amigo...

    ResponderExcluir
  2. Oi, José Rosário! Obrigado pela matéria sobre meu trabalho!
    Um abraço.
    W. Vilela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua presença por aqui, Vilela. O Carlos só me fez reforçar o desejo dessa matéria, que já estava na lista para ser montada.
      Estarei sempre por aqui, caso precise do espaço e possa ajudar em algo.
      Um grande abraço e parabéns pelo conjunto de sua obra!

      Excluir
  3. Parabéns José por mais esta excelente matéria publicada em seu blog. Você tem publicado o que há de mais seleto no paisagismo contemporâneo do Brasil. Um destes é Vilela, suas telas nos levam a uma nostalgia ímpar, sua técnica é primorosa... que bom é poder viajar nas telas deste pintor que consegue nos passar o bucolismo das Minas Gerais. Um grande abraço,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, mais uma vez obrigado pela visita.
      Um grande abraço e tenha ótima semana!

      Excluir
  4. Oi José, grande pintor, parabéns a ele e a voc~e pela divulgação...Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Estava eu navegando pela página do google, vendo as imagens de tantos trabalhos qdo me deparei com o seu. Amo pintura em óleo sobre tela, porém, nunca estudei.Arrisco umas pinceladas e até "pinto" algumas, mas fiquei impressionada com sua técnica,uma vez que li que vc é autodidata.Você é o verdadeiro artista. Parabéns e aproveite o dom que Deus lhe deu. Espero, sinceramente, que o Brasil, ou melhor, o mundo venha a reconhecê-lo. Receba minha admiração. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, obrigado pela sua presença e pelas considerações. Grande abraço!

      Excluir
  6. Boa noite
    Hj ganhei três quadros de w Vilela de 2011 foi de um colecionador de uberaba
    URBANO SALOMAO
    LINDA PINTURA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Irão enriquecer sua coleção.
      Um ótimo domingo aí!

      Excluir