terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CACHOEIRÃO

JOSÉ ROSÁRIO - Cachoeirão
Óleo sobre tela - 140 x 90 - 2007

Mais uma cena retirada em outro trecho do Ribeirão Mumbaça, agora num dos pontos mais visitados do município de Dionísio, o Cachoeirão. Uma bela formação rochosa, com uma queda livre de cerca de 12 metros, localizada a uns 2 km do centro da cidade. O lugar é cercado por densa mata nativa e parece mesmo um santuário.
Sinto que a visitação sem controle e sem conscientização esteja comprometendo um pouco o local. Nas últimas vezes que estive por lá, juntei algumas latas de refrigerante e garrafas que já começam a se amontar nas margens.



É ainda um local completamente selvagem, sem a menor interferência humana em sua estrutura. Bom seria que pudesse ser desenvolvido por lá um turismo consciente e que não deixasse perder as suas características.
Quando visitar Dionísio, coloque o Cachoeirão como ponto obrigatório em seu roteiro.



12 comentários:

  1. Ao pintar essa obra creio que seus sentimentos nunca ficará em branco,na memória as cores da natureza,o vento entre as pedras, as árvores,o colorido da união,e a queda das águas para a edificação de grandes cidades e povos,mas no olhar de muitos á cores que não intepretamos ainda,o colorido da vida está nessa natureza e nessa obra ,que nunca apague essa harmonia,que lá fique o natural,e aqui a sua obra colorindo e registrando o real em uma parede tranparente,no olhar e na almas de todos...tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Fernando Januário, você como sempre com suas palavras muito bem escolhidas, simples, mas no lugar certo.
    Um grande abraço e obrigado por passar aqui!

    ResponderExcluir
  3. José,
    como deve ser bom nascer, crescer e poder ainda em tempo retratar a natureza preservada ao nosso redor. Nasci e moro até hoje numa região de Sabará que já foi assim, com lavadeiras lavando suas roupas em um riacho a dois quarteirões da minha casa. Eu era ainda criança e acompanhava minha saudosa mãe nessa atividade.
    Mas rapidamente o progresso mudou tudo e hoje eu não tenho uma foto sequer para tentar retratar tão belas lembranças.

    Um abraço.

    PS: gostaria de sugerir um post sobre a pintura do Robert Duncan.

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcio, é essa a principal intenção em registrar todos os cantos que ainda é possível. A paisagem por aqui também tem mudado muito, mas com uma velocidade um pouco menor ainda.
    Fico feliz com sua visita. Anotada a dica do Duncan, um grande artista, com certeza.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. olá josé rosário,linda essa cachoeira e a natureza ão seu redor esse verde tão significante,com uma beleza sempre muito bem retratada em suas pincelas genias.
    com toda a sua generosidade em nos monstrar o que ha de mais belo ,que deveria ser intocável,tamanha é a intolerancia do ser hunano,abraços,,fique com deus.

    ResponderExcluir
  6. Lindo local José fiquei admirado com o seu trabalho no livro Imagine pessoalmente. Agora quanto ao comentário que você fez a respeito de preservação, sinto em dizer que estou ficando bem cético a este respeito. Por mais que o povo os jovens têm acesso ao conhecimento, aliás, as informações, parecem que cada vez mais não se importam com a natureza ou com a educação. Estamos vivendo uma era de modismo, onde uma coisa é boa se estiver sendo vista, ou seja, parece que vivemos de falsas aparências. Desculpe pelo desabafo aqui na cidade onde eu moro é uma vergonha total, tanto que alcançou um dos maiores índices do Brasil de casos de dengue, é lixo para todos os lados terrenos baldios e áreas de várzeas ninguém respeita nada. Só nos resta conscientizar nossos filhos ...lamentável...

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Gianni, não podemos esquecer que estas pessoas também tem filhos. Que consciência irão receber de seus pais?
    Vamos fazendo nossa parte e tentar, na medida do possível, semear nossa ideia. Demora, mas não há outro caminho.
    Obrigado pela visita. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. preciso conhecer o cachoeirão em uma nova visita,grande abraço,josé

    ResponderExcluir
  9. Pois é, ficaram com preguiça de caminhar...
    Não faltará oportunidades, Túlio.
    Um abraço a turma daí!

    ResponderExcluir
  10. ...lembra minha infância livre e espontânea !! preciso conhecer Dionísio e arredores ,tenho certeza que vou gostar !obrigada por partilhar essas belezas...
    abraços,
    Beth Ferraz.

    ResponderExcluir
  11. Beth e Charles, obrigado pelas visitas.
    Grande abraço a vocês!

    ResponderExcluir