quarta-feira, 23 de maio de 2012

DOUGLAS OKADA


DOUGLAS OKADA - Vida no sítio - Óleo sobre tela - 60 x 80

Há um grande número de ótimos artistas realistas no interior do estado de São Paulo. Alguns com propostas mais acadêmicas, outros com visões mais contemporâneas, mas, sempre nos proporcionando ótimos trabalhos para admiração. Faria uma extensa lista de nomes, mas me restringirei, nesse momento, aos trabalhos de um jovem artista de nome Douglas Okada. Temos nos falado nos últimos dias e vou deixar a sua própria narrativa conduzir sua matéria. Uma visão pessoal é sempre algo legal de se observar.

DOUGLAS OKADA - Namorando na praça - Óleo sobre tela - 60 x 80 - 2008

Inicialmente o que me despertou na infância (6-7 anos de idade) foi ver meu pai realizando alguns esboços de personagens animados que eu gostava de assistir na televisão e  nos gibis. Eu comecei a observar e tentar fazer o mesmo. Posteriormente, copiava dos gibis os personagens e a partir daí comecei a desenhar os colegas de escola (caricaturas ). O desenho foi minha paixão inicial. Na adolescência comecei a me interessar por um desenho mais realista, abandonando a caricatura e tentando imitar o que via. A paixão pela pintura surgiu aos 14 anos, por estímulo de um filme: Incógnito (o personagem fazia uma falsificação de Rembrandt), nasceu ali o interesse pela obra do mestre holandês.

DOUGLAS OKADA - Cabeça de cavalo - Óleo sobre tela

Realizei alguns ensaios em pintura a óleo sem muito sucesso e no final do ano de 1999, já com 15 anos, ingressei no atelier de Marcelo Miura (Araraquara-SP). Com uma bolsa de estudos, iniciei o curso; minha família não tinha condições de manter as aulas e os materiais. Miura me ajudou muito no começo, aprendi com ele as técnicas básicas da pintura tradicional. Foram 2 anos e meio de aprendizado lidando com diversos temas e em particular a natureza morta. Sempre estudando muito as obras dos grandes mestres do passado. Nesse período, pintava todos os dias.

DOUGLAS OKADA - Carro de boi - Óleo sobre tela

Em 2002, aos 18 anos, quando ganhei o prêmio principal no salão de Ribeirão Preto-SP com uma obra de figura humana sem a influencia do meu professor, tive o estímulo necessário à minha auto- estima para desvincular do atelier de Miura e iniciar minha jornada para criar uma identidade própria na pintura. Foi nesse período, e nos próximos anos, que comecei a praticar muito o desenho e pintura do natural, estudar (através de livros e internet) conceitos, teorias, realizar experimentos com médiuns, tintas, vernizes, texturas e suportes para pintura a óleo. Estudei muito a obra de Rembrandt e sua visão da pintura: foi quando incorporei sua filosofia ao meu trabalho. Inicialmente obsecado com sua maneira de pintar e depois realmente com a essência de seu trabalho: tentar enxergar além da pose, o que há por trás, captar do modelo sua espontânea naturalidade. Continuar com o progresso e visão de pintura sem se importar com críticas e outras coisas, apenas vivenciar a pintura. Outra grande influencia no meu trabalho foi do movimento impressionista e sua ideia principal: capturar o momento.

DOUGLAS OKADA - Composição - Óleo sobre tela - 50 x 70 - 2010

Os trabalhos de grandes mestres como Caravaggio, Leonardo da Vinci, Vermeer , Velázquez, W. Bouguereau, Sargent e os brasileiros Almeida Jr., Pedro Alexandrino, Batista da Costa, Eliseu Visconti, Oscar Pereira, Edgar Walter, entre outros e as visitas aos museus como MASP e Pinacoteca do estado de São Paulo foram determinantes para meu desenvolvimento.

DOUGLAS OKADA - Vida no campo - Óleo sobre tela - 50 x 40

Foi durante esse período que me mudei para Jaboticabal-SP para ingressar no curso de artes da faculdade São Luís e ministrar aulas de pintura e desenho no meu próprio atelier. Pratiquei muito os temas que tinha dificuldade na época do meu aprendizado como as paisagens e flores. Frequentemente realizava visitas ao amigo W. Maguetas para passar horas conversando sobre pintura, mercado de arte e carreira. Reinaldo Jeron realizou um workshop em meu atelier em 2007; ele  e Maguetas foram  importantes  para meu desenvolvimento em pintura de paisagem.

DOUGLAS OKADA - Menino - Óleo sobre tela - 60 x 50 - 2011

Artistas da atualidade como Pino Daeni, David Leffel, Scott Burdick, Jeremy Lipking  , Casey Baugh, Morgan Weistling, David Kassan, Carlo Russo, Serge Marshennikov e os brasileiros, Gilberto Geraldo, Luiz Pinto, Alexandre Reider, Morgilli, Boner, Maurício Takiguthi, Vasco Machado, José Rosário, Claudio Vinicius, entre tantos outros são referencias de qualidade e  fontes de aprendizado .

DOUGLAS OKADA - Rosas - Óleo sobre tela - 50 x 40

Além das obras dos grandes artistas contemporâneos e do passado, “a luz, o momento, a realidade e busca interminável pela essência das coisas” são minhas inspirações. Sou muito exigente comigo e estou sempre insatisfeito com meu trabalho, sempre buscando praticar mais e melhorar sempre. Os temas que trabalho são variados. Gosto de realizar estudos a lápis ou com pastel, mas minha paixão é pintura a óleo, suas texturas e efeitos intermináveis. Cada tema tem seu desafio, é exatamente disso que gosto, seja uma fruta, pétala, riachos, animais ou simples olhar.A figura humana representa um desafio maior, tentar imprimir sua personalidade e sua singularidade.

DOUGLAS OKADA - Arranjo - Óleo sobre tela - 50 x 70

Utilizo a técnica de pintura indireta (underpainting e velaturas)  para a maioria de meus trabalhos quando uso a fotografia como recurso para inspiração e pintura direta (Alla prima) para modelo natural. Sinto muito prazer em pintar do natural, especialmente retratos e naturezas mortas. Estou realizando diversos estudos com paisagens ao ar livre.
As paisagens naturais da região de São Paulo e Minas são minhas grandes fontes de inspiração para essa temática, especialmente cenas com sítios e animais. Sempre sou contratado para fazer retratos e outras encomendas que se tornam uma fonte de renda junto às aulas de pintura.

DOUGLAS OKADA - Um canto de jardim - Óleo sobre tela 0 70 x 50

Ministro aulas de pintura durante a semana (turmas variadas) nos períodos manhã, tarde e noite. Uma maneira segura para nós vivermos hoje no nosso país, já que as vendas são sempre incertas. Tenho realizado algumas exposições em São Paulo e no interior do estado, recentemente tenho agendado para julho no Octávio Café na capital paulista. Participo sempre que posso dos salões de arte, mas o tempo é curto para produzir , por conta das aulas e encomendas. Minha família, amigos, alunos e o Sr. Emanuel Von Lauenstein Massarani (crítico de arte, presidente do instituto de recuperação do patrimônio histórico de São Paulo.) são os maiores colaboradores . A internet é uma ferramenta essencial na divulgação de um artista hoje (e para conhecer o trabalho de muitos outros). Tenho feito muitas exposições fora circuito tradicional, buscando sempre lugares bem movimentados. Grande parte dos brasileiros não é educada para frequentar museus e pinacotecas, então temos de levar as obras até onde está o publico, para que crie um habito de ver e apreciar uma obra de arte.

DOUGLAS OKADA - Mais um dia de trabalho - Óleo sobre tela - 70 x 100

O interior de São Paulo é uma região muita rica em produção artística, temos artistas muito bons como Boner, Morgilli, Maguetas, Clodoaldo Martins, Zaniboni entre tantos outros. Tenho sonhos e projetos para conhecer e estudar nos museus da Europa e EUA, sempre tendo a mente aberta para aprender cada vez mais, tentar melhorar nas temáticas que tenho problemas ou dificuldades; Ser um eterno aprendiz.


PARA SABER MAIS:

17 comentários:

  1. Já acompanho a pintura desse belo artista há algum tempo.
    A pintura realista com o lirismo na medida certa é coisa de artista diferenciado. Parabéns ao Douglas que ainda jovem já atingiu esse patamar.

    E obrigado a você, José, por mais este presente.

    ResponderExcluir
  2. SUAS CORES SÃO APAIXONANTES,CONHECI OS TRABALHOS DE DOUGLAS HÁ MAIS OU MENOS 01 ANO, ME ENCANTEI COM AS SUAS NATUREZAS MORTAS... BELOS TRABALHOS...FELICIDADES, MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  3. Márcio e Raimundo, obrigado por prestigiarem o trabalho do Douglas.
    Grato também por passar por aqui mais uma vez e grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Uma arte sem vacilar nos movimentos e no entanto,registro de uma història que nunca se apagará na vida de todos que aprecia a arte mundi,então suas cores suas movimentações ao manejar os pinceis reflete a cada palavra que estava muda, e seu recado seu olhar que viu sua criação,quem estiver sentimento vera vários caminhos coloridos em cada obra,,tudo de bom,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, tenho certeza que o Douglas ficará agradecido pelas suas palavras de estímulo. Obrigado por passar por aqui mais uma vez!

      Excluir
  5. Obrigado Márcio,Raimundo e Fernando pelo apoio e estímulo.José Rosário agradeço muito a oportunidade de divulgar meu trabalho.Grande abraço!
    Douglas Okada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que agradecer Douglas. Sempre que precisar divulgar algo, o espaço estará disponível. Grande abraço!

      Excluir
  6. Fantástico seus trabalhos. Tem um outro pintor mineiro que não consta no seu blog que é o Alex Luizi.

    ResponderExcluir
  7. José Rosário seus trabalhos são fantásticos. Aliás, Minas tem destacado com grandes pintores no cenário nacional,só estou sentindo falta de um outro grande pintor mineiro, o Alex Luizi em seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei contato com o Alex. Obrigado pela visita e pela dica!

      Excluir
    2. É através do teu site que venho conhecendo novos artistas.
      A forma carinhosa como relata os trabalhos dos teus amigos,é impressionante.
      Faço questão de cada dia ver o trabalho, e ler história de cada um.
      É uma viagem muito interessante.
      Douglas Okada, pinta muito. Parabéns!!!

      Excluir
  8. O Douglas pinta demais, Neide. Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e te digo que a pessoa é tão grande quando o artista.
    Obrigado por vir e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Por acaso encontrei este site, estou maravilhada com as telas postadas, amo pintura a óleo e Douglas e realmente um grande artista. Parabens. Quando for a SP quero conhecer as telas de perto .

    ResponderExcluir
  10. parabem amigo eu admiro muito o seu trabalho

    ResponderExcluir