quinta-feira, 17 de maio de 2012

GUSTAVE LOISEAU


GUSTAVE LOISEAU - Árvores num campo em Ble - Óleo sobre tela - 1917

GUSTAVE LOISEAU - Aldeia junto ao rio
Óleo sobre tela - 1900

Outro dia, lendo um periódico parisiense do início do século XX, pude constatar o quanto a dificuldade de impor um trabalho é algo de longa data. A matéria, que enfatizava a comparação entre trabalhos de artistas daquele período, fazia um paralelo entre alguns artistas “contemporâneos”, em especial aos ligados aos movimentos impressionistas, ainda que esse estilo não tivesse a devida importância, como viria a ter à partir dos anos 1930. Monet já era o pilar de referência do movimento e qualquer outro trabalho que seguisse tendência parecida à sua, sofreria inevitáveis comparações. Foi o que aconteceu, em quase toda a carreira do artista Gustave Loiseau.

GUSTAVE LOISEAU - A Praça da Bastilha
Óleo sobre tela - 1924

GUSTAVE LOISEAU - Igreja de Saint Medard, em Paris
Óleo sobre tela - 1903

Imagino que não deve ter sido fácil para Loiseau, viver à sombra de todas as comparações com Monet, uma vez que seus trabalhos são realmente bem parecidos à primeira olhada. Enquanto em Monet há uma preocupação quase excessiva de enfatizar a luz e suas nuances e efeitos, em Loiseau há uma preocupação mais subjetiva, de um certo ponto emocional, e trazendo fortes indícios sentimentais em suas composições. E como viajavam quase sempre para os mesmos lugares e frequentavam quase sempre os mesmos ambientes, ficou a impressão de que Loiseau percorria os passos de Monet, meio que o perseguindo. Mas o seu trabalho tem uma riqueza que não se pode desprezar e as indevidas comparações com Monet e Sisley acabam ficando pelo caminho.

GUSTAVE LOISEAU - Casa na Normandia - Óleo sobre tela - 1913

GUSTAVE LOISEAU - Outubro na Normandia
Óleo sobre tela - 1906

GUSTAVE LOISEAU - Pequena fazenda em Vaudreuil - Óleo sobre tela

Gustave Loiseau nasceu a 3 de outubro de 1865, em Paris. Após o serviço militar de um ano, retornou para casa e se propôs a acatar os conselhos de seu pai, que o queria como decorador na empresa da família. Não foi bem o que viria a acontecer. A morte de sua avó e alguns transtornos com a saúde, viriam distanciá-lo dos negócios da família e o levaram a perseguir os seus próprios interesses, de um dia se tornar um pintor. Chegou mesmo a mudar para Montmartre, o bairro referência de artistas da época, e começou a participar de encontros com vários deles.

GUSTAVE LOISEAU - Paisagem em Oise
Óleo sobre tela - 1906

GUSTAVE LOISEAU - Barcos no porto
Óleo sobre tela - 1911

Em 1890, visitou Pont-Aven. Ainda não pode encontrar com Gauguin nesse período, mas as influências deste se fizeram por outros discípulos seus. Só em 1894, quando Gauguin retornou do Taiti, para uma temporada de cinco meses, é que Loiseau desfrutou dos ensinamentos deste que era sua maior referência. Também foi nesse período que começou a ser representado por Durand-Ruel, o maior negociante de artistas impressionistas da época, e certamente o maior incentivador que o estilo teve em sua gênese.

GUSTAVE LOISEAU - Cais de Pothius em Pantoise
Óleo sobre tela - 1906

GUSTAVE LOISEAU - Planície de Coteaux
Óleo sobre tela

GUSTAVE LOISEAU - A catedral de Axerre - Óleo sobre tela - 1907

Em 1895, Loiseau mudou-se para Moret-sur-Loing e começou a pintar os rios e colinas de lá. Viagens sempre foram atividades constantes na vida de Loiseau. Era em períodos assim que saía para pintar paisagens em diversas partes da França. Frequentava os lugares mais badalados do momento, como a Normandia, Fecamp, Etretat, Le Havre e Marselha. Entre os anos de 1905 e 1910, pintou uma série de paisagens do bairro de Rouen. Ele retornou a Paris em seus últimos anos, vivia em um apartamento no Quai d'Anjou e pintava cenas cotidianas da cidade com uma intensidade incrível.

GUSTAVE LOISEAU - Praia em Petit Dalles, Normandia
Óleo sobre tela - 1908

GUSTAVE LOISEAU - Tempo nublado em Neslrs-la-Vallee
Óleo sobre tela - 61 x 74 - 1896

GUSTAVE LOISEAU - Rio no outono
Óleo sobre tela - 1919

Uma outra característica distinta nos trabalhos de Loiseau, principalmente se comparados à Monet, é que gostava mais das luzes da manhã e do fim da tarde, enquanto em Monet ofusca com vibrante força, a luz do meio-dia. Loiseau gostava mais da luz suave que parecia abraçar todas as coisas e produzir efeitos mais tênues e atraentes. Ainda bastante ofuscado por outros grandes nomes do movimento impressionista de seu tempo, Loiseau vem sendo procurado cada vez mais por colecionadores e instituições de arte.

GUSTAVE LOISEAU - Autorretrato com estatueta
Óleo sobre placa - 60,7 x 48,5 - 1916

2 comentários:

  1. Sempre fui apaixonado pelos trabalhos de GUSTAVE LOISEAU,a riqueza de suas pinceladas nos transmite o frescor do momento... valeu meu amigo...felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidal, uma pena o trabalho do Loiseau ainda não ser tão difundido. Um grande artista!

      Excluir