terça-feira, 3 de maio de 2011

AS ETAPAS DE UMA OBRA (José Rosário)

JOSÉ ROSÁRIO - Estrada com cargueiros - Detalhe

Tenho recebido um número de e-mails solicitando detalhar como executo meu trabalho. Considero meu método de execução da pintura bem básico, simples até. Uso a alla-prima como referência, pois atende no momento, os efeitos que desejo. Tenho sempre experimentado outros métodos e procurado incorporar algo novo na minha maneira de fazer. Penso que o mais importante seja realmente isso, encontrar a sua maneira pessoal de fazer, e não perder sua característica particular, mesmo incorporando métodos novos aprendidos das experiências de outros artistas.
Um desejo comum a todos nós, quando começamos a enveredar pelo mundo das artes, principalmente a pintura, é querer encontrar respostas rápidas para alguns dilemas que parecem ser só nossos. Alguns exercícios, que de início parecem ser complexos, encontram suas respostas naturalmente. Elas nos chegam pela insistência da procura e pela dedicação incondicional.
Bom realçar que as respostas de hoje são melhores que as de ontem e serão melhores ainda num tempo futuro. “Impossível é tudo aquilo que vemos quando tiramos os olhos de nossos objetivos”. Não sei quem escreveu essa frase, mas a li em algum lugar, e ela se veste de realidade para todas as pessoas em qualquer situação.

Pintando ao ar livre em Dionísio.

Não há uma regra exata a seguir, mas, certas atividades, todos hão de concordar, devem estar na pauta de todos os planos para qualquer artista. Já mencionei sobre elas em matéria anteriormente, mas, não custa recordar.

1 . Observar.
O exercício da observação nos treina o olhar. Muitas vezes vemos sem realmente enxergar. Há que se ter um olhar curioso, indagador, que questione a razão daquilo que se vê, para que ele possa sempre nos acrescentar algo novo. Como reagem certas cores próximas umas das outras? As sombras são realmente tão escuras quanto imaginamos? O que, numa paisagem diante de mim, aumenta ou diminui a sensação de profundidade? Que trecho da composição é o melhor parâmetro para guiar a proporção em minha obra? Estas são algumas perguntas que se abrem a todos aqueles que, com coragem e disciplina, se propõe evoluir dentro do caminho da arte. Costumo dizer que uma obra é feita com 50% de observação e outros 50% de execução.

2 . Praticar o desenho.
Qualquer que seja o segmento escolhido dentro das artes plásticas, de uma forma geral, terá êxito apenas com a prática constante do desenho. Um jogador de basquete treina exaustivamente a melhor trajetória para a cesta, um músico repete até à exaustão a harmonia ideal de suas notas, um chef de cozinha apura o melhor sabor de seus pratos, com experimentos que os tornem a receita perfeita... Não há evolução sem treino. Desenhe o máximo que puder e quando cansar, desenhe ainda mais.

3 . Orientar-se pelo passado.
Não se pode desprezar, nunca, tudo que fizeram aqueles que vieram antes de nós. Referenciar pelo que de melhor existe no passado é garantia de longa jornada para o futuro.


JOSÉ ROSÁRIO - Estudo em plein air para Estrada com cargueiros
Óleo sobre tela - 22 x 35 - 2011

Com base nesses três parâmetros, separei uma obra para explicar um pouco o meu método de execução. Costumo utiliza-lo em quase todas os meus trabalhos. Ela é: “Estrada com cargueiros”, um óleo sobre tela com medida de 70 x 100 cm.
A idéia da tela nasceu de uma das nossas saídas para pintar ao ar livre. José Ricardo e eu pintamos ao ar livre de vez em quando. Minas tem uma variedade muita rica de ambientes. Essas saídas já criaram situações hilárias, como em uma vez que fomos para a beira do Rio Piracicaba, em João Monlevade. Era inverno e o tempo seco deixa a estação perfeita para os pastos ficarem infestados de carrapatos. Só quem já esbarrou em um “cacho de carrapatos”, entende a agonia que passamos naquele dia.

JOSÉ ROSÁRIO - Primeiro estudo em ateliê para
Estrada com cargueiros
Óleo sobre tela - 30 x 40 - 2011
A obra final, mais abaixo, teve a estrutura da paisagem
modificada, ganhando mais profundidade.

A pintura ao ar livre (plein air painting) é uma prática que os primeiros impressionistas levavam à sério. Orientar pelo passado é isso, trazer para nossa realidade, algo bom que já foi experimentado. E quanto nos ensina!... Nesses exercícios, a prática da observação nos torna mais seletivos.

JOSÉ ROSÁRIO - Um dos muitos estudos para
Estrada com cargueiros
Lápis sobre papel - 30 x 20 - 2011

Fiz vários estudos para a obra idealizada e depois pratiquei alguns exercícios com as figuras que iriam compor a cena. Há uma riqueza muito grande de modelos vivos por aqui. Uma simples mudança de ângulo em cavalos, vacas e cavaleiros podem oferecer um número sem fim de situações. Tenho condicionado o tempo para que a prática desses exercícios os torne cada vez mais expressivos. Tenho gostado de alguns resultados, mas, sempre há o que se melhorar.

Detalhe 

Caso não seja muito fácil o acesso a modelos vivos, recorra ao uso de fotos. Elas congelam um momento e, quando bem utilizadas, são sempre uma referência alternativa.
A obra foi concluída em ateliê.

JOSÉ ROSÁRIO - Estrada com cargueiros
Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2011

Essas são algumas dicas que orientam o que fazer, farei uma outra matéria para orientar como fazer. Algo como o passo a passo de uma obra. Vale a pena lembrar que a minha maneira de como fazer não é uma regra fixa universal. O mais legal é que possamos sempre acrescentar algo novo ao nosso trabalho, mas que ele não perca a nossa cara. Há quem chame isso de originalidade, prefiro apelidar de particularidade.

22 comentários:

  1. José,

    Primeiramente, meus parabéns pelo trabalho. Acompanho muito e admiro!

    Agora, uma pergunta: Essa foto sua, que serviu de base para o quadro, foi tirada onde em Dionísio?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas, a paisagem é próxima ao acesso para Marliéria. Aquela montanha ao fundo é por onde se chega à Cruz do Jambreiro, ponto tradicional de peregrinação de cavaleiros.

    ResponderExcluir
  3. É o local que imaginava! Essa propriedade é da minha família. Uma fazenda com um casarão antigo, mais a frente nessa estrada.
    Fiquei muito feliz em ver a região pintada.
    Meus parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  4. Legal. Obrigado pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez, parabéns...tanto pela sua obra, quanto pelo seu trabalho prestado à arte; com todo desprendimento e humildade. Abraço, Leonel Guerra

    ResponderExcluir
  6. Leonel, bom que tenha estado por aqui novamente. Grato pela visita!

    ResponderExcluir
  7. José

    Admiro muito seu trabalho, as dicas que você coloca em seu blog tem me auxiliado muito nos meu trabalho, parabens.

    ResponderExcluir
  8. Olá Mário, fico feliz que esteja sendo útil em suas descobertas. Agradeço sua visita! Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Boa Noite!
    Sempre escutei minha prima e meu namorado comentar sobre suas pinturas. E de fato são maravilhosas...
    Essas logo acima, é pertinho da casa da minha tia em Dionísio! E ficaram lindas
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Olá Patrícia, que bom que minhas imagens a tenham trazido pelo menos um pouquinho por aqui. Obrigado pelas palavras, mais ainda pela visita. Quando vier a Dionísio, venha visitar o ateliê também. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Pode deixar, que com certeza vou sim...
    Minha prima que esteve com a filha dela por lá esses dias. Ela ficou fascinada com seus quadros. E pode deixar que apareço por lá sim.
    Um grande abraço!
    E até mais!

    ResponderExcluir
  12. Jose Rosário, belíssimo seu trabalho verdadeiras obras primas, gostaria muito de ter aulas com você mas moro em outro estado! Parabéns pelo olhar e técnica de mestre! Você teria aulas em DVD? Meu email:
    arraes_hevis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Arraes, enviei uma resposta em seu e-mail.
    Grato pela sua atenção e visita.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. OLA ZE FICO MUITO FELIZ POR SER TEU AMIGO,QUE MARAVILHA ESTA TELA TERMINADA GRANDE MESTRE.

    ResponderExcluir
  15. Olá Zeca, haverá algo mais importante que fazer amigos?
    Duvido que exista!
    Grande abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Belíssimos trabalhos José vc é iluminado por Deus .

    Um grande abraço
    Valdelice

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Jose Rosário lindas obras.

    Valdelice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdelice, obrigado por passar aqui e também pela força. Grande abraço!

      Excluir
  18. Olá José!
    Parabéns pelos trabalhos. Realmente você é um artista abençoado por Deus.
    Suas dicas são perfeitas e a maneira como esclarece as dúvidas é divina.
    Continue. É uma satisfação saber que é brasileiro.
    Abraços.
    Nilce Spada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilce, obrigado por visitar e comentar. De uma certa forma, é bom saber que algo está sendo sendo útil.
      Grande abraço!

      Excluir
  19. Boa noite, estou aqui encantada com seu trabalho. Moro na cidade grande, mas nasci no interior do Espírito Santo, portanto amo as paisagens rurais de todo coração.Fui aluna do professor Celmo Rodrigues, saudoso marinista, amigo pessoal do professor Edgar Walter, outro saudosíssimo. Cansada desse urbanismo todo, me encontro agora a procura de mudanças e me deparei com sua obra e citações sobre seu lugar. Existe por aí alguma escola de artes?
    Mais uma vez, parabéns. Seu trabalho é de uma sensibilidade adorável mesmo!
    Abraço,
    Dilei Manhone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dilei, bom dia! Fico feliz que o trabalho possa ter desertado algo.
      A paisagem é realmente o tema que mais me fascina na pintura. Já o pratico já faz um bom tempo.
      Depois deixe seu e-mail para que possa explicar melhor como funcionam as aulas por aqui.
      Grande abraço!

      Excluir